Vários restaurantes na Chinatown de Yokohama (Kanagawa) receberam cartas contendo mensagens de ódio contra chineses em meio aos contínuos temores do coronavírus no Japão.
“Os chineses são lixo! Bactéria! Terríveis! Incômodos! Saiam do Japão agora!” lia uma das cartas, enviada a um consagrado restaurante cantonês no distrito de Naka em 3 de março. Cartas com conteúdo similar também foram recebidas por alguns outros restaurantes na área, de acordo com a cidade e outras fontes.
“Elas são discurso de ódio. Isso me entristece muito quando penso nas pessoas que trabalham no restaurante”, disse a prefeita de Yokohama, Fumiko Hayashi, em uma coletiva de imprensa em 5 de março. “Responderemos ao assunto em conjunto com organizações relacionadas”, disse ela.
A Associação de Desenvolvimento da Chinatown de Yokohama, a qual muitos restaurantes e outros estabelecimentos na área pertencem, consultou a Polícia da Província de Kanagawa em relação aos ataques por escrito. Oficiais do departamento de direitos humanos do Governo Municipal de Yokohama também visitaram a associação em 5 de março para pedir detalhes dos incidentes.
O governo da cidade postou mensagens em seu site pedindo às pessoas que não deixem desinformações e percepções erradas as levarem a cometerem violações de direitos humanos.
“As pessoas na Chinatown, que deram suporte ao desenvolvimento desta cidade por muitos anos, vêm sofrendo em relação a assuntos relacionados ao novo coronavírus. Estou totalmente irritada pelo fato de que essas cartas tenham sido enviadas a elas”, disse Hayashi aos repórteres.
Fonte: Mainichi