O governo e a coalizão dominante começaram a considerar a compilação de um terceiro pacote de medidas de emergência para lidar com a propagação do novo coronavírus que causa a infecção Covid-19, a fim de aliviar os impactos do surto sobre a economia do país.
A medida ocorre somente alguns dias após o segundo pacote de emergência ter sido anunciado. O governo, aparentemente, agora acredita que o pacote é insuficiente, em meio a preocupações em relação à desaceleração da economia mundial.
O governo e a coalizão dominante examinarão os méritos de compilar um orçamento suplementar para o ano fiscal de 2020, de acordo com fonte que tem conhecimento sobre o assunto. O orçamento regular para o ano que começa no próximo mês ainda será promulgado, disseram as fontes.
“Devemos observar cuidadosamente os efeitos do novo vírus sobre a economia”, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe em uma sessão plenária da Câmara Alta na quarta-feira (11). “Faremos tudo que pudermos em termos de gestão de política econômica e fiscal”.
Um plano para fornecer ¥30.000 a cada família com crianças está sendo discutido como parte do terceiro pacote, enquanto a escala do potencial orçamento suplementar deve ser entre 10 a 20 trilhões de ienes, de acordo com as fontes.
Fonte: Jiji