Na noite de terça-feira (3) foi realizada uma reunião explicativa na cidade de Hamamatsu (Shizuoka) sobre o reconhecimento da união homoafetiva.
Cerca de 30 participantes, entre interessados no assunto e representantes das entidades de apoio, ouviram sobre o assunto.
O reconhecimento da união estável entre homoafetivos terá início em 1.º de abril, como cidade pioneira na província. E, a partir de sexta-feira (6), a prefeitura já aceitará reserva antecipada para essa oficialização desde que ambos tenham idade superior a 20 anos e sejam solteiros.
Dois méritos foram apontados na reunião, com esse reconhecimento. Um deles é dos casais poderem se candidatar à moradia pública da cidade. O outro é que o companheiro ou a companheira poderá assinar o consentimento no caso de algum procedimento médico que exija isso.
A cidade espera que com a emissão do certificado as empresas de telefonia possam oferecer o desconto para família, as de seguro da mesma forma e que o casal possa requerer uma linha de crédito para aquisição da casa própria.
No Japão são 34 prefeituras que permitem a união estável dos casais homoafetivos.
Fontes: SUT TV e Mainichi