A Nissan Motor informou na segunda-feira (16) que retomou a produção nas plantas das províncias de Hubei e Henan, na China, paralisadas temporariamente por causa do coronavírus.
Com sua retomada todas as montadoras japonesas – carros de passeio, motocicleta e caminhão – voltaram a produzir naquele país.
Segundo a Nissan a planta de Xiangyang (Hubei) voltou à produção no dia 12 e a de Zhengzhou (Hubei), em 14.
Como aconteceu com outras montadoras a retomada da produção estava programada para o início do mês passado, depois do principal feriado de Ano Novo daquele país. Mas todas tiveram que adiar por cerca de um mês e meio por causa da epidemia do Covid-19.
Queda gigantesca nas vendas de carros
Muitas delas ainda aguardam pelo retorno de todos os funcionários e também do fornecimento das peças. Por isso, ainda deverá levar algum tempo para retomada da produção em larga escala.
No mês passado, as vendas de carros novos na China caíram quase 80% em relação ao mesmo mês do ano passado. Existe a preocupação de que o declínio significativo nas vendas no maior mercado de carros do mundo possa afetar o desempenho de empresas, incluindo as fabricantes japonesas.
Fonte: NHK