Abe considera prorrogar declaração de emergência por mais um mês

O Primeiro-Ministro disse isso para o atual diretor do PLD, portanto, a previsão é de que a que expiraria em 6 de maio seja adiada para junho.

Shinzo Abe, na saída da reunião com membros do PLD (NHK)

O Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, se reuniu com lideranças do PLD-Partido Liberal Democrata, na tarde de quinta-feira (30). Segundo o secretário-geral Toshihiro Nikai, ele manifestou intenção de prorrogar a data de expiração da declaração de emergência por causa da propagação do novo coronavírus.

Publicidade

O governo já está fazendo ajustes com essa intenção, ouvindo os governadores que já se manifestaram positivamente à prorrogação e também opiniões dos especialistas de todas as províncias.

Está considerando se estende para todas as 47 províncias ou parcialmente. Se for de forma parcial os governadores temem que as pessoas voltem a atravessar fronteiras, com risco de agravamento da situação.

 “Acho que é uma decisão muito apropriada”, disse Nikai, em relação a estender até 6 de junho.

Se isso de fato ocorrer as empresas vão ter que reconsiderar o home office, a cadeia de produção industrial poderá continuar parada, os estudantes vão continuar tendo que fazer aula online por causa das escolas fechadas, os comerciantes irão amargar mais dias sem faturamento.

E claro, a população continuará sendo convidada a ficar em casa e manter o distanciamento social. 

Fontes: NHK e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Várias cidades com fornecimento de água de graça por tempo limitado

Publicado em 30 de abril de 2020, em Sociedade

Fornecimento de água em várias cidades no Japão será gratuito por tempo limitado, considerando os danos causados pela crise da pandemia de Covid-19.

Água sai pela torneira (Piqsels)

No feriado (29) a prefeitura da cidade de Osaka informou que o fornecimento da água será gratuito por 3 meses, considerando os danos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. 

Publicidade

A cidade não vai cobrar pela tarifa básica nem pelo consumo, no período de julho a setembro. São 1,66 milhão de residências alvo dessa campanha.

Se reside em Matsubara e Izumiotsu, ambas na província de Osaka, fique atento pois deverão tomar a mesma medida. Em Sakai a prefeitura vai bancar os 80%, portanto o usuário irá pagar apenas 20% do consumo.

Okayama 

A cidade de Soja (Okayama) informou que o fornecimento será gratuito entre abril a julho deste ano, portanto 4 meses, tanto para residências quanto para o comércio, no total de 28 mil pontos.

Além dessa medida criou uma campanha intitulada お持ち帰りDEお得券, lê-se omochikaeri DE otokuken, para estimular o comércio. Venderá uma cartela de 10 cupons ao valor de 2 mil ienes com direito a adquirir 3 mil ienes em produtos alimentícios para levar para casa. Providenciou 20 mil unidades e passará a vender a partir de 2 até 6 de maio, pelo drive-thru na prefeitura. 

Aichi e Shiga

A prefeitura de Kariya (Aichi) também irá fornecer gratuitamente a partir de maio ou junho, durante 4 meses.

Konan (Shiga) é outra cidade que anunciou o fornecimento a ¥0, por 4 meses. Serão favorecidas 16 mil residências, no período entre junho a setembro deste ano. A prefeitura informou que é uma das medidas para ajudar na queda da renda e também para prevenção, já que para lavar as mãos com mais frequência usa-se mais água.

Há um movimento em todo Japão para oferecer o fornecimento de água com bom desconto ou até de graça por um tempo, como já declararam essas prefeituras. Por isso, fique atento aos informes de sua cidade.

Fontes: Yahoo!, Sanyo News, MBS e Kyoto Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!