Cães de detecção médica especialmente treinados poderiam ser a solução na falta de testes que muitos países estão tendo durante a pandemia de coronavírus.
Os cães são capazes de farejar e detectar 750 pessoas por hora, de acordo com o chefe de uma organização sem fins lucrativos que treina cães para a área médica.
O potencial para os cães responderem à pandemia de coronavírus está sendo explorado pela Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical (LSHTM), pela Universidade Durham e pela organização Medical Detection Dogs.
A LSHTM publicou um comunicado de imprensa no fim de março descrevendo o projeto experimental, o qual está buscando estabilizar se os cães podem detectar seguramente a Covid-19 da mesma maneira que eles conseguem fazer com outras doenças.
Eles planejam treinar seis cães se os experimentos iniciais tiverem sucesso, de acordo com um relatório de 17 de abril divulgado pelo tabloide britânico Daily Mirror.
O treinamento envolve colocar os cães para cheirar as máscaras faciais de pacientes de coronavírus a fim de descobrir se a Covid-19 tem um odor único que pode ser identificado pelos sensos de olfato aprimorados dos caninos, disse o Mirror.
Levará várias semanas de experimento antes de saber se os cães são capazes de identificar o coronavírus.
“Ainda é cedo para a detecção do odor da Covid-19. Não sabemos ainda se a Covid-19 tem um odor específico, mas sabemos que outras doenças respiratórias alteram o odor de nosso corpo, então há uma chance que sim”, disse o professor James Logan, chefe do departamento de controle de doenças na LSHTM.
“Se sim, os cães serão capazes de detectá-lo. Essa nova ferramenta de diagnóstico poderia revolucionar nossa resposta à Covid-19”, disse.
Cães de detecção médica já sã usados para ajudar a verificar várias condições que incluem câncer, malária e doença de Parkinson.
Claire Guest, CEO do órgão beneficente Medical Detection Dogs, disse ao Mirror, “Já houve várias conquistas fantásticas no trabalho dos cães em detectar doenças humanas, e acredito que eles podem ser treinados para detectar a Covid-19”.
“Quando há falta de recursos e de testes, centenas de pessoas não podem ser identificadas de uma só vez. Mas os cães podem verificar até 750 indivíduos muito rapidamente. Ao identificar aqueles que precisam ser testados e isolados, eles podem deter a propagação”.
Fonte: Business Insider