O primeiro-ministro Shinzo Abe oficializou a extensão do período de estado de emergência até o dia 31 de maio para todo o país. O anúncio foi feito em reunião realizada por volta das 17h desta segunda-feira (4).
Inicialmente o primeiro-ministro agradeceu o apoio dos cidadãos em manter o distanciamento social. “Agradeço o apoio da população em diminuir em 80% o contato com outras pessoas”, comenta. Abe enfatiza que o Japão não apresentou grandes surtos do novo coronavírus como na Europa, o que mostra a “eficiência das medidas tomadas”.
Abe comenta que pretende retirar o estado de emergência de algumas regiões baseado em análises de especialistas recebidas por volta do dia 14 de maio. “A situação das regiões e das instituições médicas será levada em conta para retirar o estado de emergência mesmo antes do período”, disse. “Pretendo tirar o estado de emergência pouco a pouco de acordo com a situação de cada província”.
“Este mês será um período de preparo para os próximos estágios”, afirmou. Abe enfatiza que o número de infectados está em tendência de queda, mas ainda é necessária atenção.
Abe também pediu para lojas, estabelecimentos culturais, restaurantes, locais de eventos e hotéis funcionassem de acordo com as novas necessidades nesse período.
No fim do discurso, Abe comentou que pediu a especialistas para criar diretrizes (guideline) a fim de impedir a propagação do novo coronavírus.
Por volta das 18h, o primeiro-ministro responderá a uma coletiva de imprensa sobre o assunto.
Fonte: NHK