Mesmo com a extensão do período de Estado de Emergência, as grandes redes de supermercado continuarão a funcionar “normalmente” em todo o Japão.
A rede AEON planeja operar os supermercados normalmente sem mudanças no horário em todo o Japão. Contudo, nos shoppings da rede Aeon Mall, as lojas de varejo estão em recesso temporário, mas a rede pretende voltar aos poucos o funcionamento das lojas a partir do dia 7 de maio de acordo com a situação das províncias e decisões do governo.
A rede Ito-Yokado reduzirá o horário de funcionamento dos supermercados. Entretanto, a rede de shoppings Ario, que pertence ao grupo Ito-Yokado, continuará a ser operada com apenas parte das lojas abertas.
O grupo de supermercados Seiyu funcionará normalmente e não pretende mudar essa postura no mês de maio.
Lojas de departamento e shoppings analisarão a situação
A rede Daimaru Matsuzakaya fechou 8 estabelecimentos em todo o Japão, mas está analisando a situação para recomeçar as operações nas lojas de alimentos apenas nos dias de semana a partir de 7 de maio.
A Isetan Mitsukoshi Holdings, que fechou temporariamente todas as 10 lojas de departamento, pretende reabrir apenas os andares de venda de alimentos dependendo das decisões do governo.
As redes Sogo & Seibu e Takashimaya continuarão a operar apenas os andares de alimentícios.
Fonte: NHK