O ministro das finanças Taro Aso disse na quinta-feira (30) que ele propôs a seus parceiros do G7 assistência médica para nações em desenvolvimento em meio à pandemia de coronavírus.
As grandes potências do G7 deveriam estabelecer um fundo a fim de comprar patentes para medicamentos e vacinas contra a Covid-19 e torná-los disponíveis para as nações em desenvolvimento a preços baixos, de acordo com a proposta de Aso.
Em uma coletiva de imprensa, Aso também disse que fez a proposta em uma teleconferência dos ministros das finanças do G7 na noite de quinta-feira.
Mesmo se os países desenvolvidos conseguirem conter o vírus, ele se espalharia novamente em todo o mundo se aqueles em desenvolvimento falharem em deter a infecção. Portanto, a assistência a esses países é importante.
Na teleconferência, Aso sublinhou o desejo do Japão de atingir forte recuperação econômica global em cooperação com outras nações que fazem parte do G7.
O G7 (Grupo do Sete) é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, embora a União Europeia também esteja representada.
Esses países são as sete economias mais avançadas do mundo, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Fonte: Nippon