População infantil do Japão registra nova queda

A taxa de crianças no Japão é a mais baixa entre 32 países com população de 40 milhões ou mais, de acordo com o Livro Anual Demográfico das Nações Unidas.

Crianças brincando no parque (PM)

De acordo com dados do governo divulgados na segunda-feira (4), o número estimado da população infantil do Japão caiu pelo 39º ano consecutivo para um nível mínimo histórico, apesar de esforços para combater o problema persistente de declínio de natalidade.

Publicidade

O número de crianças com idade igual ou superior a 14 anos situou-se a 15.12 milhões desde 1º de abril, queda de 200 mil ante o ano anterior e o mais baixo desde 1950, quando dados comparáveis se tornaram disponíveis, de acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

A taxa de crianças em relação à população em geral caiu pelo 46º ano consecutivo para um mínimo histórico de 12%, abaixo dos 12.4% da Coreia do Sul e o mais baixo entre 32 países com população de 40 milhões ou mais, de acordo com o Livro Anual Demográfico das Nações Unidas.

Em contraste, aqueles com idade igual ou superior a 65 contaram por 28.6% da população do país, refletindo uma sociedade cada vez mais idosa.

O pico do número de crianças foi em 1954

A população infantil no Japão atingiu o pico a 29.89 milhões em 1954. O número subiu brevemente no início dos anos 1970, mas continuou caindo desde 1982.

O primeiro-ministro Shinzo Abe se comprometeu a combater o declínio e envelhecimento populacionais ao implementar medidas para promover o empoderamento das mulheres na sociedade e aumentar o número de creches. Mas seus esforços ainda precisam colher frutos.

O governo estabeleceu uma meta de atingir a taxa total de fertilidade – o número médio de crianças que uma mulher pode vir a ter – para 1.8 até o fim do ano fiscal de 2025, de 1.42 em 2018.

Aqueles com idades entre 12 e 14 anos formaram o maior grupo de crianças, a 3.21 milhões, enquanto recém-nascidos e até 2 anos totalizaram 2.75 milhões. Por gênero, havia 7.74 milhões de meninos e 7.38 milhões de meninas, disse o ministério.

Tóquio foi a única província que registrou aumento

Dentre as 47 províncias, Tóquio foi a única que registrou aumento no número de crianças, com 1.55 milhão, cerca de 20 vezes o mais baixo de 70 mil na província de Tottori, de acordo com dados provinciais desde 1º de outubro.

Okinawa teve a taxa mais alta de crianças em sua população geral a 16.9%, enquanto Akita registrou a mais baixa a 9.8%, a primeira vez que qualquer província caiu para menos de 10% desde 1970, quando dados comparáveis começaram a ser disponibilizados.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Diretrizes para prevenção do coronavírus são publicadas pelo governo

Publicado em 5 de maio de 2020, em Sociedade

O governo publicou medidas para a prevenção do novo coronavírus para este mês de maio.

“Maio será um mês de preparo”, diz o primeiro-ministro Shinzo Abe

Ainda há muitos casos de coronavírus no Japão, então para manter a segurança e saúde dos cidadãos, o governo publicou as Diretrizes Básicas para Prevenção (Kihonteki Taisho Houshin).

Publicidade

As diretrizes foram divididas entre as 13 províncias em Alerta Especial (Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa, Osaka, Hyogo, Fukuoka, Hokkaido, Ibaraki, Ishikawa, Gifu, Aichi, Quioto) e as demais 34 províncias.

O principal ponto reforçado pelo governo é evitar lugares fechados e movimentos, manter o distanciamento social, lavar bem as mãos e continuar o novo estilo de vida.

Veja abaixo os detalhes dos tópicos enfatizados.

Quarentena

O governo pede para as pessoas manterem o distanciamento social para diminuir o contato com as pessoas em 80%.

Contudo, sair para fazer compras de alimentos, remédios e produtos essenciais, exercícios físicos e trabalhar quando necessário podem ser realizados normalmente.

Para as outras 34 províncias, é recomendando não fazer viagens para outras províncias e centros comerciais movimentados.

Eventos

O governo pede para os eventos que não cumprirem as condições necessárias serem cancelados ou adiados. Principalmente eventos de grande porte com expectativa de público alta.

Em relação a eventos pequenos, o governo pede para serem feitas as medidas de prevenção de contaminação adequadas para garantir a segurança dos participantes.

Recesso e fechamento temporário de estabelecimentos

O governo continuará a pedir a limitação do uso de estabelecimentos com risco de espalhar a infecção nas províncias em Alerta Especial. A necessidade de realizar o pedido será decidida pelos governadores de cada província.

Alguns exemplos de locais que podem ser liberados nesse mês são museus, bibliotecas e parques a ar livre caso as medidas de prevenção sejam tomadas.

Escolas

Em todas as províncias será levada em conta a situação de cada região para a volta das atividades escolares e a criação de um ambiente apropriado para estudo.

Parâmetros para decidir as regiões sob alerta

Segundo as novas diretrizes, serão analisados dois grandes parâmetros para decidir se será necessário um alerta especial: a situação de contaminação e o sistema de atendimento médico.

Na situação de contaminação, será levado em conta o aumento dos casos de infectados dentro da província e nas regiões vizinhas.

Já para o sistema de atendimento médico serão examinados os seguintes pontos:

  • Exames PCR solicitados por médicos
  • Controle de contaminação dentro de instalações médicas
  • Impacto no atendimento comum e tratamento de emergência
  • Esclarecimento das funções de cada instituição
  • Controle dos pacientes
  • Assistência médica para casos graves
  • Administração do número de leitos
Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!