Mais de três quartos de companhias japonesas que operam na Malásia retomaram as operações, após uma interrupção de cerca de dois meses causada pela pandemia de coronavírus, mostra uma pesquisa da agência de notícias NNA com sede em Tóquio.
De acordo com a pesquisa entre 7 e 8 de maio para a qual 128 empresas responderam, 76.6% haviam reiniciado as atividades, como produção e vendas, desde a última sexta-feira, incluindo 17.2% trabalhando no mesmo nível de operações como antes do surto da Covid-19.
Dentre as companhias que ainda vão normalizar seus assuntos de negócios, 57.6% disseram que retomarão gradualmente tais atividades após meados de maio, de acordo com a pesquisa da NNA.
Algumas companhias trabalhando com operações limitadas responderam que elas enfrentam uma queda nos pedidos para cumprir com restrições impostas por governos locais no país do sudeste asiático.
Do total das que responderam à pesquisa, fabricantes contaram por 46.9%, empresas de vendas 24.2% e firmas de outros serviços 15.6%.
O governo malaio implementou um Pedido de Controle de Movimento em 18 de março para reduzir viagens de atividades de negócios.
O país estendeu as medidas de lockdown quatro vezes, tornando-as efetivas até 9 de julho, enquanto relaxou condicionalmente as restrições sobre várias atividades sociais e de negócios em 4 de maio.
Fonte: Japan Times