O governo da província de Shiga, em parceria com a Associação Internacional, iniciou atividades para dar suporte aos residentes estrangeiros diante do efeito coronavírus, organizando caravana multilíngue.
Atualmente são mais de 33 mil estrangeiros, de diversos países, vivendo em Shiga, com maioria de brasileiros, chineses e vietnamitas.
A primeira cidade a ser visitada pela Mimi Taro Caravan Corp foi Koka, onde são cerca de 3,7 mil residentes estrangeiros, na quinta-feira (4).
Mulheres brasileiras e peruanas estiveram na prefeitura para obter informações nos respectivos idiomas, sobre os benefícios e sistema de apoio à criança (Jidoteate).
A caravana atende em 5 idiomas para os estrangeiros que não sabem ler e escrever em japonês, para fornecer informações e auxílio nos procedimentos.
Essa iniciativa será realizada em toda a província até o final de fevereiro do próximo ano, nas cidades com maior número de estrangeiros. As consultas são oferecidas em português, espanhol, tagalog, vietnamita e inglês.
Fontes: Chunichi e FNN