Desde segunda-feira (8) a cidade e ilha de Ishigaki (Okinawa), um dos destinos de viagem mais procurados, vem sofrendo com fortes chuvas devido à presença da frente úmida da estação chuvosa. Foram registrados marcos de 122,5mm em uma hora em Tonojo, na ilha de Ishikagi e 97,5mm na ilha próxima, turística, Taketomi.
Os índices pluviométricos foram medidos a cada 1, 3, 6, 12, 24, 48 e 72 horas. Foram registrados os maiores da história, inicialmente com 288,5mm e depois 353mm em 12 horas, os maiores da história da observação no mês de junho. Desde 1977, quando se iniciaram a coleta dos dados, foram os maiores índices, do tipo de chuva que só acontece uma vez a cada 50 anos, informou a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão.
Ocorreu inundação do rio Todoroki, em Ishigaki, alagamentos em 9 vias públicas, queda de 2 postes de semáforos, apagão na cidade, mais de 20 veículos imobilizados e uma galeria comercial com 13 estabelecimentos ficou sob a água.
Nem a cidade de Ishigaki nem a ilha de Taketomi teve danos humanos.
Na terça-feira as chuvas continuam, inclusive em Miyako. Em Ishigaki aumentou o risco de deslizamentos, o que requer cuidado.
Fontes: JNN, Okinawa Times, Ryukyu Shimpo e Mainichi