Imagem ilustrativa do ivermectina (PM)
Um hospital universitário em Tóquio disse que em breve iniciará um teste de um medicamento antiparasitário como possível tratamento para Covid-19.
Publicidade
O Hospital Universitário Kitasato anunciou na quinta-feira (17) planos para testar o ivermectina, que é amplamente usado contra doenças infecciosas transmitidas por parasitas.
O professor emérito da universidade, Satoshi Omura, ganhou um prêmio Nobel por descobrir um composto que levou ao desenvolvimento do ivermectina.
O hospital disse que o teste envolverá 240 pacientes de Covid-19 com idade igual ou superior a 20 anos com sintomas leves a moderados.
Eles serão divididos em grupos. Um receberá o ivermectina e o outro um placebo (qualquer substância ou tratamento inerte, ou seja, que não apresenta interação com o organismo).
O hospital planeja comparar as mudanças nos sintomas dos grupos para avaliar a eficácia e segurança o medicamento. O teste continuará até o fim de março do próximo ano.
O operador da universidade, o Instituto Kitasato, disse que experimentos usando células mostraram que o ivermectina funciona em inibir a proliferação do coronavírus.
Ele disse que examinará rigorosamente a segurança e eficácia do ivermectina a fim de obter aprovação para o medicamento como tratamento contra Covid-19.
Fonte: NHK