Pelo menos uma pessoa morreu e 227 foram hospitalizadas devido a uma doença não identificada no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia.
Autoridades ainda estão investigando a causa da doença, a qual afetou a cidade de Eluru no fim de semana.
Andhra Pradesh foi um dos estados mais afetados. Com mais de 800 mil, ele tem a terceira maior contagem de casos de Covid-19 do país.
Mas a Covid-19 não parece ser a causa das hospitalizações ao longo do fim de semana. O ministro da saúde do estado, Alla Kali Krishna Srinivas, disse que todos os pacientes haviam testado negativo para o coronavírus.
“As pessoas que adoeceram, principalmente as crianças, começaram repentinamente a vomitar após se queixarem de ardência nos olhos. Algumas delas desmaiaram após terem sofrido convulsões”, disse um médico-assessor no Hospital do Governo de Eluru ao jornal India Express.
Dezessete pessoas receberam alta, enquanto outras 157 ainda estão em tratamento, disseram autoridades.
O ministro chefe do estado, Jaganmohan Reddy, disse que equipes médicas especiais estão sendo enviadas a Eluru para investigar a causa da doença. Reddy também espera visitar a cidade para se encontrar com os pacientes e suas famílias.
Srinivas disse que amostras de sangue dos pacientes não revelaram qualquer evidência de infecção viral.
“Descartamos contaminação da água ou poluição do ar como a causa após autoridades terem visitado as áreas onde as pessoas adoeceram”, disse ele. “É alguma doença misteriosa e somente análise de laboratório revelará do que se trata”.
Entretanto, o Partido da oposição Telugu Deam pediu uma investigação do incidente, insistindo que contaminação foi a causa da doença misteriosa.
Can there be a more unfortunate & bigger failure than this? The Eluru water contamination incident calls for a declaration of Health Emergency in Andhra Pradesh. Enough. (2/3)
— N Chandrababu Naidu #StayHomeSaveLives (@ncbn) December 6, 2020
Fonte: BBC