Não são poucos os casos de furto em casas, durante o período de feriado, quando as famílias saem para passeios e viagens.
Mas também, outro alvo durante a pandemia são os estabelecimentos comerciais que encerram o expediente mais cedo. Por isso, a polícia de Aichi faz um alerta para prevenção. Nos restaurantes e bares recomenda não deixar nenhum dinheiro no caixa, nem mesmo o de troco.
Colar um adesivo na porta informando 現金を保管していません, na tradução livre “não há dinheiro em espécie em caixa”, pode ajudar.
De março a junho, quando os estabelecimentos reduziram o horário de expediente, foram 11 ocorrências registradas em Aichi.
Em relação às casas, foram 2,4 mil ocorrências de furtos, de janeiro até o final de novembro. Embora em 40% dos casos houvesse alguém em casa, todo cuidado é pouco. Por isso, mesmo estando em casa, recomenda-se trancar as portas e janelas, depois de ventilar o ambiente.
As recomendações são de instalar pequenas travas nas janelas para fazer o ladrão desistir de entrar. Os dados mostram que eles gostam de agir rápido, por isso, se encontram barreiras, costumam desistir. Além disso, instalar câmeras de segurança também ajudam. Esses malfeitores costumam entrar pelas janelas e alguns até pela porta principal.
Antes de viajar avise os vizinhos para que eles possam ficar de olho caso percebam algum movimento estranho.
Fontes: Chunichi, CBC TV e Nikkei