O inverno costuma ter dias com baixo índice de umidade, fácil de propagar o fogo quando começa o incêndio doméstico. Além disso, o uso do aquecedor elétrico ou a querosene pode ser outro fator que causa esse medonho incidente.
Nos últimos 10 anos o aparelho que mais causa incêndio é o fogão a gás. Segundo pesquisa realizada pelo Corpo de Bombeiros da região metropolitana os motivos são conforme o ranking abaixo.
- esquecer que está ligado, largar aceso: 38%
- contato com outro material, como manga da roupa ou casaco: 17%
- acender sem querer: 10%
Por isso, a recomendação é de tomar muito cuidado com esse aparelho indispensável, principalmente quando for fazer fritura.
A segunda maior causa de incêndio é cigarro aceso. Muitos fumantes dormem sem apagá-lo. Em terceiro lugar é o incêndio criminoso e em quarto o aquecedor.
Além de todos os cuidados o Corpo de Bombeiros recomenda verificar a data de validade do extintor que toda casa deve ter. É muito útil, especialmente na ocorrência de chama no fogão. Jamais se deve jogar água se na panela tiver óleo, pois isso alastra ainda mais as chamas.
Outro ponto muito importante é o alarme contra incêndio. Há vários casos de disparo desse alarme, o que ajuda a evitar a propagação pois as pessoas agem rapidamente para chamar pelo 119. Segundo os bombeiros, caso ainda não tenha é possível comprá-lo 1 a 2 mil ienes, movido a bateria, fácil de instalar.
Fontes: Weather News e JNN