De acordo com o Centro de Pesquisa de Cuidados Pessoais da Saúde da empresa Kao, há pessoas com as palmas das mãos com barreira protetora natural, portanto não suscetíveis às infecções, tanto por bactérias quanto por vírus.
Essa descoberta é inédita no mundo, a qual mostra que o ácido láctico secretado pelo suor das mãos contribui para essa importante função.
Os pesquisadores aplicaram Escherichia coli nas mãos das pessoas divididas em 2 grupos – suscetíveis e não suscetíveis à infecção. Descobriram que em 3 minutos tinham desaparecido das mãos das não suscetíveis. A Escherichia coli é uma bactéria bacilar gram-negativa encontrada normalmente no trato gastrointestinal inferior.
Isso significa que o ácido láctico contido no suor das mãos inativou a bactéria. Supõe-se que leve à proposta de uma nova prática de higiene.
Essa função de barreira varia muito de pessoa para pessoa, por isso “estamos desenvolvendo uma máquina que pode medi-la facilmente. Além disso, estamos desenvolvendo um creme com esse ácido lático para ser aplicado nas mãos limpas lavadas ou desinfetadas, para reforço na função de barreira no cotidiano”, explicaram.
Fontes: ANN e Watch Impress