Enquanto o governador de Mie declarou, na quinta-feira (7), que irá observar o comportamento das vizinhas – Aichi e Gifu – para adotar ou não novas medidas de controle ao aumento da infecção, seus colegas tomaram posições com pedidos ao povo.
Aichi: abstenção de sair sem necessidade
Hideaki Omura, o governador de Aichi, informou que o período de redução do horário comercial dos estabelecimentos que servem bebida alcoólica, determinado até 21h, será estendido. A data inicial de até 11 deste mês foi estendida até 7 de fevereiro, mesma data que finda o período de estado de emergência de Tóquio e 3 províncias de Kanto.
Essa decisão vale para todas as cidades da província, portanto, mais 27 dias de expediente reduzido. Como verba de cooperação serão pagos 40 mil ienes por dia nesse período.
Como o aumento de novos casos de infecção pelo coronavírus nos últimos dias, de 364 e 431, na quarta e quinta-feira, Omura também clamou à população que se abstenha de sair à noite sem necessidade ou urgência. Além disso, pediu para evitar viajar para Tóquio, Chiba, Saitama e Kanagawa.
Informou que pede cooperação às empresas para aumentar ainda mais o home office, na medida do possível.
Gifu
Em todas as cidades de Gifu há um pedido de cooperação aos estabelecimentos que servem bebida alcoólica para encerrar o expediente às 21h, como em Aichi, até 11 deste mês.
Tal qual na província vizinha, o governador Hajime Furuta informou que esse período foi prorrogado até 7 do próximo mês, com 40 mil ienes diários de compensação para os donos de bares, restaurantes, karaokês e clubes.
Nos últimos 3 dias Gifu vem registrando altos números de novos casos, sendo 98, 102 e 91, de terça a quinta-feira.
Fontes: Nagoya TV, Tokai TV, News Digest e Gifu Shimbun