O prefeito de Oizumi (Gunma), Toshiaki Murayama, declarou estado de emergência, de forma independente, na segunda-feira (11).
Esta foi a segunda vez, sendo que a primeira foi em setembro do ano anterior.
O período é até 25 deste mês, com possibilidade de estender a data. O prefeito fez pedidos de abstenção de sair sem necessidade, evitar se reunir em grupos grandes nos restaurantes e bares, usar máscara sempre e lavar bem as mãos. Ainda pediu para evitar a convivência em espaços pequenos e alternância de locais de descanso no intervalo do trabalho.
Dentro da província vêm sendo constatados novos casos de infecção pelo coronavírus nas instalações de bem-estar e igrejas. Por isso, pede às pessoas que façam suas orações em casa para evitar clusters de infecção.
Além disso pediu à população que não cometa atos de discriminação e bullying por causa das pessoas com confirmação de infecção.
No feriado, o pessoal da Divisão de Colaboração Multicultural dividiu-se em 3 grupos e visitou 27 lojas, entre supermercados e restaurantes de uso frequente de estrangeiros. Foram distribuídos folhetos informativos da emissão da declaração traduzida para o português.
Fontes: Prefeitura, Jomo Shimbun e NHK