Durante a nevasca na região Hokuriku a ação solidária do dono de uma das franquias da rede Gyoza no Osho, a loja de Maruoka, na cidade de Sakai (Fukui), aqueceu o coração e o corpo dos motoristas presos no congestionamento do tráfego.
Keiichi Iwatani, 39 anos, do estabelecimento situado na rodovia 8, paralela à via expressa Hokuriku, tomou a iniciativa. No sábado (9), quando viu a paralisação, convidou 7 funcionários para ajudá-lo a preparar os pratos quentes. A equipe serviu para 300 motoristas, na noite de domingo (10). Eles preparavam e iam a pé até os veículos parados para levar gyoza e chahan.
Iwatani disse que ouviu muitas palavras de gratidão, mas também de motoristas querendo ajudar a distribuir.
Na noite de sábado os funcionários puderam voltar para casa, mas por volta das 3h de domingo (10) voltou a ter congestionamento. Então, Iwatani abriu novamente o restaurante para permitir o uso do toalete aos motoristas e também para preparar e servir sopa.
No final da tarde de segunda-feira (11) acabou-se o estoque de ingredientes na loja, por isso, encerrou sua ação solidária de 3 dias. E no feriado não abriu o restaurante até que o reabastecimento dos ingredientes voltasse ao normal.
Esta foi a segunda vez que Iwatani o fez. Em fevereiro de 2018 ocorreu uma paralisação gigantesca, quando teve a ideia e agiu para preparar e distribuir comida quente.
Fonte: Mainichi