A Índia deve receber suporte de mais de 40 países, em sua maioria equipamento relacionado a oxigênio e lotes de medicamentos essenciais, para aumentar a resposta do país a uma “segunda onda sem precedentes” de infecções por Covid-19, disse o secretário de relações exteriores Harsh Shringla na quinta-feira (29).
“Estamos enfrentando uma segunda onda sem precedentes da pandemia. Agora, temos mais de 3 milhões de casos ativos. Isso obviamente colocou pressão considerável em nosso sistema de saúde, sobre as capacidades e recursos que temos”, disse Shringla em uma coletiva de imprensa.
Muito países estão respondendo à situação na Índia porque Nova Déli representou um papel proativo no fornecimento de produtos farmacêuticos essenciais e até vacinas nas fases iniciais da pandemia, disse Shringla.
Ele acrescentou que o presidente dos EUA, Joe Biden, e outros disseram que ajudariam a Índia porque o país ofereceu auxílio no passado.
Mais de 40 países, incluindo grandes potências como EUA, Rússia, França e Alemanha, prometeram fornecer os itens mais necessários e corporações indianas e estrangeiras estão ajudando com aquisições.
Associações de comunidade indianas em muitos países também estão auxiliando no fornecimento de materiais.
Fonte: Hindustan Times