Segundo informações do governo da província, de segunda-feira (19), ocorreu um acidente durante a atividade de sacrifício dos porcos em uma propriedade na cidade de Nasushiobara (Tochigi), no domingo (18), por volta das 20h50.
Nesse criadouro foi confirmada a peste suína no dia anterior, por isso, os profissionais da saúde e funcionários da província estavam injetando droga letal nos animais.
Um funcionário da província estava imobilizando um leitão para que o veterinário pudesse aplicar a injeção. No entanto, o animal reagiu e a agulha foi parar na coxa esquerda do funcionário público.
Ele foi socorrido e está internado para os cuidados, sem risco de vida.
Depois desse acidente o governo da província suspendeu o abate dos animais pela injeção de droga letal e passou a usar gás e eletricidade.
“Vamos rever o manual da atividade de prevenção de epidemias para evitar recorrência”, disse um representante.
A atividade de sacrifício dos porcos envolveu 37 mil cabeças, de duas propriedades de suinocultura, depois da confirmação da peste suína clássica. Essa infecção foi confirmada pela primeira vez em 2018, depois de 26 anos, na província de Gifu. Esses de Tochigi são o maior caso de sacrifício já realizado no país.
Fontes: Mainichi e NNN