Três pescadores japoneses morreram após uma colisão entre o barco onde estavam e uma embarcação russa ao largo da costa de Hokkaido.
O barco japonês de 9,7 toneladas, o Daihachi Hokkomaru, colidiu com o navio russo de 662 toneladas, o AMUR, no Mar de Okhotsk. O incidente ocorreu a cerca de 23Km ao nordeste do Porto de Mombetsu na quarta-feira (26), por volta das 6h. O barco pesqueiro virou.
A Guarda Costeira do Japão disse que 5 membros da tripulação do barco pesqueiro foram resgatados pela equipe do AMUR. Contudo, três deles não tinham sinais vitais quando foram levados de volta ao Porto de Mombetsu e tiveram suas mortes pronunciadas posteriormente.
O engenheiro chefe de 64 anos do Daihachi Hokkoumaru e dois ajudantes de convés de 37 e 39 anos morreram.
Um outro ajudante sofreu ferimentos leves. O capitão não ficou ferido.
Os sobreviventes, que estavam a bordo do navio pesqueiro, disseram a um funcionário de uma cooperativa de pescadores local que eles estavam pescando caranguejos no mar quando a embarcação russa atingiu a lateral do barco deles.
De acordo com o agente do AMUR, o navio partiu na província russa de Sakhalin na terça-feira (25) e estava transportando caranguejos para Mombetsu.
A Guarda Costeira do Japão está entrevistando a tripulação de ambas as embarcações para descobrir o que causou a colisão. O mar estaria calmo no momento do acidente.
Um guarda de fronteira russo em Sakhalin disse à NHK que o AMUR viajava pela rota regularmente. Entretanto, o funcionário disse que as embarcações aparentemente colidiram por causa da baixa visibilidade devido à neblina. Ele citou que 23 membros da tripulação a bordo do AMUR não ficaram feridos.
Fonte: NHK