A China reagiu duramente à proposta do Japão de oferecer imunizantes contra coronavírus a Taiwan, dizendo que a assistência de vacinas não deveria ser uma ferramenta política.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, disse na sexta-feira (28) que o governo está considerando fornecer seu estoque extra de vacinas a outros países e regiões, incluindo Taiwan.
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Wenbin Wang, disse em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (31) que o Japão no momento não pode nem garantir vacinas suficientes para sua própria população. Ele disse que a mídia e muitas pessoas, incluindo aquelas em Taiwan, têm dúvidas sobre a oferta.
Wang disse que a assistências de vacinas deveria retornar ao seu propósito original de salvar vidas, e não ser reduzida a uma ferramenta para autointeresse político.
Em resposta à acusação da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen de que a China bloqueou o negócio de Taiwan com uma fabricante de vacinas estrangeira, Wang disse que Pequim realizou máximos esforços para ajudar a pequena nação.
Ele continuou, dizendo que o Partido Democrático Progressista de Taiwan estava desencorajando a distribuição de vacinas fabricadas na China.
Fonte: NHK