Um homem de Illinois, nos EUA, morreu de raiva cerca de 1 mês após aparentemente ter sido infectado por um morcego que ele encontrou em seu quarto, marcando o primeiro caso humano do vírus no estado desde 1954, disseram oficiais da saúde na terça-feira (28).
O idoso de cerca de 80 anos, no mês passado, acordou e encontrou um morcego em seu pescoço na casa onde morava no Condado de Lake. Após o morcego ter testado positivo para raiva, o homem recusou tratamento pós-exposição, disse o Departamento de Saúde Pública de Illinois (IDPH) em uma declaração.
Cerca de 1 mês após sua exposição, o homem começou a sofrer com dor na nuca, dor de cabeça, dormência nos dedos das mãos, dificuldade de controlar seus braços e problemas para falar, disseram os oficiais.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA – CDC confirmaram na terça-feira o diagnóstico do homem após teste em seu laboratório.
Especialistas em vida selvagem encontraram uma colônia de morcegos na casa do homem, disse o IDPH.
“A raiva tem a maior taxa de mortalidade do que qualquer outra doença”, disse a diretora do IDPH, Ngozi Ezike, em um comunicado de imprensa. “Entretanto, há tratamento salvador de vidas para indivíduos que buscam atendimento rapidamente após serem expostos a um animal com raiva”.
O vírus da raiva é transmitido através de contato direto com um animal infectado, incluindo através da saliva ou tecido do cérebro e sistema nervoso, de acordo com o CDC. O vírus da raiva ataca o sistema nervoso central, causando doença cerebral que pode levar à morte se não for tratada explicou o CDC.
Fonte: CNN