Sismólogo alerta para mais terremoto forte em Gifu

Desde domingo na região norte da província de Gifu vem ocorrendo réplicas, depois do terremoto. Há possibilidade de tremor ainda mais forte.

Alpes setentrionais ou Montanhas de Hida (CBC TV)

Na região de Hida, província de Gifu, estão ocorrendo tremores depois da do terremoto de magnitude 5 no domingo (19), cujo epicentro fica ao norte, quase na divisa com Nagano e Toyama. 

Publicidade

Desde então, ocorreram 23 ou mais abalos com intensidades sísmicas de 1 a 4.

“É um lugar que não é visto como uma atividade que leva imediatamente ao vulcanismo ou erupção. É a atividade sísmica que está ocorrendo devido à força aplicada ao redor do epicentro”, explicou o sismólogo e professor de Sismologia, Takashi Yokota, do Instituto de Tecnologia de Aichi.

“Como a magnitude foi de 5, existe a possibilidade de que a intensidade sísmica seja de 5 fraca, 5 forte e, em alguns casos, 6 fraca. É preciso tomar cuidado porque poderá ocorrer um tremor forte acima do epicentro”, alertou o sismólogo.

Na noite de domingo, imediatamente após o terremoto com intensidade sísmica de 4, sete pessoas estavam escalando as Montanhas de Hida e levaram um grande susto, pois rochas rolaram e as réplicas continuaram.

As duas equipes de 3 pessoas conseguiram voltar sozinhas e depois foram resgatadas pelos helicópteros, mas um que estava sozinho ainda está sendo procurado pela equipe de busca.

Algumas pessoas podem querer escalar os Alpes setentrionais no Dia do Equinócio de Outono (23), mas é preciso considerar os possíveis tremores.

Fontes: Nagoya TV e CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Explicação sobre crimes digitais na escola ginasial em Toyota

Publicado em 22 de setembro de 2021, em Sociedade

Um terço dos alunos da escola ginasial Homi são brasileiros, por isso, a escola distribuiu folhetos em português e japonês sobre os cibercrimes.

Ginasial brasileiro lendo o folheto sobre cibercrimes em português (Tokai TV)

Na terça-feira (21) foi feita uma explicação sobre os cibercrimes na Escola Ginasial Homi, pública de Toyota (Aichi). 

Publicidade

Como ⅓ dos alunos são de nacionalidade brasileira, foram entregues folhetos sobre os crimes na internet e redes sociais, em colaboração com a polícia da cidade, em português também, pois grande parte dos pais não compreende o idioma japonês. 

“Achei a rede assustadora”, comentou um aluno verde amarelo.

“Meus pais não são muito rigorosos, então vou repensar pra fazer as coisas direito”, disse outro.

A Delegacia de Polícia de Toyota recebeu 24 consultas sobre calúnias nas redes sociais e problemas como “acabei enviando nudes”, desde o início deste ano. Por isso, pede que consulte a polícia quando suspeitar de algo ou for vítima desse tipo de ação na rede.

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!