À medida que se acelera a produção de VE-veículos elétricos, há um movimento crescente entre as montadoras para renovar significativamente suas linhas de produção.
Destes, na fábrica da Nissan Motor em Kaminokawa-cho (Tochigi), uma parte da linha de produção foi renovada para que os VEs com designs significativamente diferentes dos carros movidos a gasolina pudessem ser montados paralelamente.
A Nissan está reduzindo a carga dos funcionários, procurando automatizar o trabalho com a introdução de robôs no processo, para que os trabalhadores não precisem ficar sob o carro e fazer as atividades manualmente.
A montadora estabeleceu uma meta de fazer com que todos os novos modelos sejam introduzidos no mercado de veículos elétricos no Japão, Europa, Estados Unidos e China, até o início de 2030. Por isso, ajustará com flexibilidade o sistema de produção, mesmo se a demanda por VEs aumentar no futuro.
Hideyuki Sakamoto, vice-presidente da Nissan Motor disse: “Os veículos elétricos têm peças muito pesadas, como motores e baterias, o que sobrecarrega os funcionários. Queremos reduzir os erros automatizando o trabalho e tornando-o mais fácil para trabalhar na montagem”.
Além da Nissan, a Mazda também renovou sua fábrica na cidade de Hofu (Yamaguchi) no mês passado. Há uma expectativa de revisar o processo de produção para responder ao movimento em direção aos VEs.
Fonte: NHK