Uma pesquisa recente revelou que mais de um quarto de empresas japonesas esperam que o número de funcionários aumente ao longo do próximo ano, visto que os negócios se recuperam da pandemia de coronavírus.
O Instituto do Japão para Política do Trabalho e Treinamento está pesquisando o impacto da pandemia e cerca de 3,7 mil empresas responderam à pesquisa que foi conduzida em junho.
Vinte e oito por cento das companhias disseram que elas terão mais funcionários no ano à frente. Mais de 60% disseram que esperam ter quase o mesmo número de trabalhadores, enquanto mais de 8% preveem encolhimento de pessoal.
Quarenta oito por cento das empresas no setor de telecomunicações esperam que suas forças de trabalho expandam. Na indústria de restaurante e hotel, 40% também disseram que terão mais funcionários.
Por outro lado, cerca de 12% das varejistas e companhias de transporte dizem que o número de trabalhadores diminuirá.
Um pesquisador no instituto diz que muitas companhias estão enfrentando escassez de trabalhadores. Entretanto, a perspectiva de empregos continua incerta em meio a preocupações com um ressurgimento das infecções por coronavírus.
Fonte: NHK