A pandemia de coronavírus tem afetado a produção de carne de frango na Tailândia, uma das maiores produtoras do mundo, e empresas alimentícias japonesas estão sentindo o impacto.
A Nichirei Foods suspendeu temporariamente as operações em uma de suas plantas de processamento tailandesa devido à falta de pessoal. Muitos trabalhadores de fora da Tailândia não puderam entrar no país devido à propagação do coronavírus no Sudeste Asiático.
Atualmente a fábrica está funcionando, mas operando em capacidade reduzida. A companhia diz que pode suspender as vendas de alguns produtos congelados fabricados na Tailândia.
A Nippon Suisan Kaisha suspendeu o lançamento de um produto congelado originalmente programado para o mês passado. A empresa diz que as operações de algumas linhas de produção na Tailândia estavam limitadas por falta de funcionários causada pela pandemia.
A Ajinomoto Frozen Foods diz que supermercados e outras lojas no Japão estão com falta de seus produtos, visto que fornecimentos de uma de suas fábricas tailandesas estão menores do que o inicialmente estimado.
Falta de frango afeta supermercados
A interrupção na produção de carne de frango na Tailândia está causando impacto nos supermercados em Tóquio.
O dono de um estabelecimento diz que desde setembro ficou difícil obter coxas de frango e produtos processados.
Alguns produtos estão disponíveis, mas em quantidades limitadas. Nesta época do ano, o supermercado faz pedidos de frangos assados produzidos na Tailândia para a temporada de Natal.
Um pedido de 500 unidades foi feito, mas a atacadista não pôde atendê-lo dizendo que não tinha condições de garantir a entrega devido a atrasos de produção na Tailândia.
Fonte: NHK