Pedras pretas em quantidade absurda sujam praias de Okinawa e Amami

Um fenômeno cuja causa já é sabida, transformou as belas e limpas águas de Okinawa. Quem for à praia vai se assustar com os danos à paisagem.

Praia de Shinzato em Motobu, Okinawa (Ryukyu Shimpo)

Desde a semana anterior, por volta de sábado (16), as Ilhas Amami e Okinawa têm sido surpreendidas com uma quantidade imensa de pedra-pomes negra, sujando as belas praias, incluindo algumas famosas entre os turistas.

Publicidade

Segundo um residente nas imediações da praia de Shinzato em Motobu, perto do Aquário Churaumi, “faz mais de 50 anos que moro aqui e nunca tinha visto isso”, falou, se referindo às pedras que apareceram na manhã de domingo (17).

Vieram de Ogasawara onde teve erupções submarinas

O famoso point das rochas em coração da ilha Kouri, em Motobu, também está todo sujo dessas pedras. A costa de Nago a Motobu e Ogimi a Kunigami, está toda prejudicada por causa delas. 

São milhões dessas rochas vulcânicas leves, produzidas na fase de ejeção dos gases. Acredita-se que foram trazidas pela maré, das Ilhas Ogasawara, onde ocorreram erupções vulcânicas submarinas em agosto deste ano. Viajaram 1,4 mil quilômetro no embalo das ondas.

Atrapalham não só o turismo

Funcionários da Cooperativa de Pesca de Kunigami estão preocupados com problemas no motor causados ​​pelas pedras-pomes.

Yoshihisa Murata disse que elas esquentam sua cabeça, pois os barcos inalam a água do mar para ser usada para o resfriamento do motor. Se entrar pedra-pomes pode entupir e o motor superaquecer. Além disso, os pescadores, quando conseguem realizar a atividade, precisam separar os peixes das pedras.

Assista ao vídeo, gravado em Motobu, e veja que a água verde esmeralda, típica do norte da província de Okinawa, agora está marrom acinzentada.

Fontes: ANN, Ryukyu Shimpo e Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio na indústria de metais, sem feridos

Publicado em 21 de outubro de 2021, em Sociedade

Nessa mesma indústria, ocorreu uma explosão seguida de incêndio no ano retrasado, com 2 vítimas.

Local em chamas (FNN)

O incêndio foi na indústria Osaka Special Alloy, planta de Katsuyama (Fukui), o qual começou por volta das 4h de quarta-feira (20). Um funcionário ligou para o 119 avisando que “o fogo se espalhou e está queimando o prédio”.

Publicidade

Uma das matérias-primas, o titânio, estava no lado externo, de onde teria começado o fogo. 

No momento em que começou o fogo havia vários trabalhando mas nenhum funcionário se feriu. Os bombeiros trabalharam arduamente para a extinção, mas às 22h ainda estava fumegante.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade de Katsuyama, as atividades de extinção de incêndio foram difíceis porque o fogo se tornava ainda mais forte devido à reação química quando se descarregava água.   

Os peritos do Corpo de Bombeiros e polícia investigam a causa.

Em maio de 2019 ocorreu uma explosão nessa mesma indústria e 2 funcionários se feriram, sendo que um deles morreu cerca de um mês depois.

Fontes: FNN e Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!