O governo da Austrália pode enfrentar uma conta de mais de AU$50 milhões relacionada ao seu programa de vacinação contra Covid-19, visto que milhares de pessoas se registram para serem compensadas por problemas de saúde relacionados as suas inoculações, divulgou o jornal Sydney Morning Herald.
Mais de 10 mil pessoas se registraram em um programa do governo para serem compensadas por renda perdida após serem hospitalizadas por efeitos colaterais raros da vacina, divulgou o jornal, citando dados oficiais.
O valor da compensação inicia a AU$5 mil, significando que programa custaria pelo menos AU$50 milhões se cada queixa fosse aprovada.
A Administração de Produtos Terapêuticos da Austrália (TGA) recebeu mais de 79 mil relatos de efeitos adversos de 36,8 milhões de doses de vacina, de acordo com seu site.
Os efeitos colaterais reportados com mais frequência incluem inchaço no braço, dor de cabeça, febre e calafrios.
A TGA recebeu 288 relatos avaliados como sendo provavelmente inflamação do músculo cardíaco ligada à vacina da Pfizer, assim como 160 casos de rara coagulação sanguínea ligada ao imunizante da AstraZeneca.
Nove mortes foram ligadas ao programa de imunização, cuja maioria das pessoas tinha idade igual ou superior a 65 anos, de acordo com a TGA.
Fonte: Straits Times