Governo japonês pretende expandir a entrada de trabalhadores qualificados sem tocar na política de imigração

Há uma forte demanda de mão de obra estrangeira qualificada, por isso, o status de habilidades específicas poderá ser renovado várias vezes.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Imagem ilustrativa de passaportes de vários países (Wikimedia)

O governo japonês deverá permitir que os trabalhadores estrangeiros em indústrias com escassez de mão-de-obra renovem seus status de habilidades específicas número 2 (特定技能2号, lê-se tokutei gino nigo) quantas vezes quiserem. Embora o público-alvo seja limitado, a ampliação das condições de residência permanente poderá mudar a política de imigração.

Publicidade

No entanto, há uma reação de alguns dos partidos no governo e há a preocupação de que a expansão da aceitação de trabalhadores estrangeiros prejudique o aumento salarial que o primeiro-ministro Fumio Kishida almeja.

Em alguns países europeus, o influxo de imigrantes pesou sobre a gestão do Estado e ampliou a divisão da sociedade, por isso é incerto se o governo resolverá a questão conforme previsto.

O secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, declarou em uma entrevista coletiva na sexta-feira (26): “Não temos planos de aceitar estrangeiros e famílias de um certo tamanho, sem estabelecer um prazo de permanência”.  Ele enfatizou que não há mudança na política do governo, portanto, “não mudaremos a chamada política de imigração”, declarou.

Abe fez a revisão da lei de imigração

Esse status de habilidades específicas número 2 foi o resultado da revisão da Lei de Controle de Imigração, promulgada em 2018, no governo Shinzo Abe.

No início Abe foi cauteloso em consideração à oposição dos conservadores, mas com a forte persuasão do então secretário-chefe de gabinete Yoshihide Suga, familiarizado com a situação das indústrias, ele se moveu em direção à aceitação. Na ocasião, Abe explicou que “é necessário que excelentes recursos humanos estrangeiros desempenhem um papel ativo no Japão” e evitou críticas à política de imigração.

Quais os setores que necessitam de mão de obra estrangeira

O visto de habilidades específicas número 2 poderá ser de no máximo 10 anos, e o de número 1 que tem prazo máximo de 5 anos. Em ambos os casos, passado esse tempo o estrangeiro poderá requerer o visto permanente, se houver mudança na lei conforme está previsto.

Atualmente são 12 setores que podem usufruir de trabalhadores com esse visto, principalmente nas indústrias da construção civil, naval e marítima, além dos cuidados de idosos. Com a mudança, serão 14 segmentos, incluindo agricultura, fabricação de maquinário industrial, restaurantes e bares, e hospedagem.

Partido do poder é contra a ampliação

O primeiro-ministro Fumio Kishida será forçado a decidir se implementa ou não as políticas promovidas pelos governos de Abe e Suga.

No entanto, o PLD-Partido Liberal Democrata, do poder, tem uma opinião negativa profundamente enraizada sobre a expansão do escopo. Alguns membros da Câmara dos Conselheiros estão dispostos a levar em consideração os grupos da indústria que receberão apoio antes da eleição no próximo verão.

Fontes: Sankei e Shizuoka Shimbun

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Cantora japonesa presa em flagrante por chutar a ambulância

Publicado em 29 de novembro de 2021, em Crime

A famosa cantora e compositora foi presa por suspeita de danos materiais.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Cantora japonesa durante uma entrevista (arquivo da ANN)

A cantora, compositora e pianista Chihiro Onitsuka (鬼束ちひろ), 41, japonesa, foi presa por volta das 16h35 de domingo (28), em Tóquio, suspeita de danos materiais. 

Publicidade

Segundo informações do Departamento de Polícia Metropolitana, um bombeiro ligou para o 110 informando que ela chutou a ambulância, em Shibuya-ku Ebisu Nishi 1 chome, a qual foi chamada para socorrer sua amiga.

As duas estariam em um pachinko, quando a amiga passou mal e a cantora chamou a ambulância. Chihiro teria chutado a porta traseira, amassando-a.

Quando os policiais chegaram para prendê-la, os acompanhou sem resistência, segundo a informação.

Na Delegacia de Shibuya teria admitido e explicado que “chutei porque entrei em pânico depois de ouvir coisas desagradáveis de um transeunte”.

Ela foi encaminhada para um hospital por volta das 22h50 e à 00h46 de segunda-feira (29) foi levada de volta para a delegacia.

Conhece os sucessos da cantora?

Chihiro Onitsuka, natural de Miyazaki, estreou como cantora em fevereiro de 2000, com a música Shine.

No mesmo ano, o single Gekko (月光) estourou em vendas e, no ano seguinte, faturou o Prêmio Japan Record com o sucesso da música Memai (眩暈). 

Assista ao vídeo Gekko, com 74 milhões de visualizações.

Fontes: Asahi, Chunichi, Nikkan Sports e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha oportunidades