O Ministério da Saúde do Japão está pedindo a governos locais que iniciem as preparações para administrar uma terceira dose de vacinas contra coronavírus já em dezembro.
Um painel do ministério disse em 28 de outubro que as pessoas que foram imunizadas com duas doses são elegíveis para receber um reforço se elas quiserem.
O ministério não planeja estabelecer prioridades para receber uma terceira dose.
Mas ele oferecerá uma vacina de reforço às pessoas cuja segunda dose foi tomada há cerca de 8 meses. Profissionais da saúde devem começar a receber a dose em dezembro, seguidos pelos idosos em janeiro.
O ministério está pedindo aos municípios que estabeleçam métodos de reserva, garantam locais de vacinação e enviem cupons às pessoas cerca de 8 meses após suas segundas doses.
O governo espera garantir fornecimento suficiente e planeja tomar uma decisão oficial sobre aprovar as doses de reforço da vacina da Pfizer em 10 de novembro.
Um total de 4,1 milhões de doses serão distribuídas a municípios e instituições médicas nas semanas de 15 e 22 de novembro, após a dose adicional for aprovada.
O ministério planeja revisar a vacina da Moderna se a companhia apresentar um pedido para aprovação de reforço. Se aprovada, o ministério espera começar a distribuição em janeiro e a oferta em fevereiro.
Ele também planeja tomar uma decisão neste mês sobre se permitirá reforços que são de uma fabricante diferente daquela da inoculação original.
Fonte: NHK