Segundo a NASA, um asteroide do tamanho da Torre Eiffel está viajando em direção à Terra e fará sua aproximação máxima um pouco antes do Natal.
A agência espacial classificou o 4660 Nereus como asteroide potencialmente perigoso.
Apesar de ser maior do que 90% dos asteroides anteriores, com 330 metros de comprimento, o monitor de asteroides da NASA conclui que ele não representa ameaça para a civilização.
O Nereus viaja a uma velocidade de 6.578Km/segundo, de acordo com o Jerusalem Post.
Segundo o site Independent UK, o asteroide se aproximará da Terra nos próximos anos e décadas. De fato, a NASA espera que o mesmo asteroide se aproxime do nosso planeta mais 12 vezes nos próximos 175 anos.
Segundo o site de notícias The Sun, o 4660 Nereus passaria a cerca de 3,9 milhões de quilômetros da Terra em 11 de dezembro, menos de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Em sua próxima passagem, ele então viajará um pouco mais distante, a 23 milhões de quilômetros, antes de retornar em 2060 para um outro encontro próximo de cerca de 1,2 milhão de quilômetros.
O Nereus é um asteroide da classe Apollo que passa pelo caminho da Terra quando ela orbita o Sol. De acordo com o site Space Reference, inicialmente especialistas viram o asteroide em 30 de setembro de 1981.
Com um atual foguete construído pelo homem, especialistas poderiam alcançar o asteroide para exploração em 426 dias. Cientistas até ponderaram a aventura, disse o site The Mirror.
O Japão propôs no passado enviar sua nave Hayabusa para investigar o Nereus. Mesmo a NASA planejou enviar a sonda Shoemaker para investigá-lo.
Fonte: Science Times