Mutação do coronavírus em 3D (ilustrativa/banco de imagens)
O chefe da Organização Mundial da Saúde – OMS está alertando que a variante ômicron do coronavírus está se espalhando consideravelmente mais rápido do que a delta.
Publicidade
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou com repórteres na sede da organização em Genebra, na Suíça, na segunda-feira (20). Essa foi a primeira coletiva de imprensa pessoalmente em cerca de um ano e meio.
“Agora há evidência consistente de que a ômicron está se espalhando consideravelmente mais rápido do que a variante delta”, disse Tedros.
“É mais provável que pessoas que foram vacinadas ou se recuperaram da Covid-19 poderão se infectar ou se reinfectar”, acrescentou ele.
As farmacêuticas Pfizer e Moderna dizem que doses de reforço de suas vacinas contra coronavírus que usam tecnologia mRNA poderiam torná-las eficazes contra a variante ômicron.
A cientista chefe da OMS, Soumya Swaminzthan, disse que seria prematuro em sua opinião chegar à conclusão de que somente vacinas de mRNA são eficazes contra a ômicron.
Tedros se referiu a um estudo conduzido por uma equipe da OMS na cidade chinesa de Wuhan que falhou em apontar a origem do coronavírus.
Ele citou que o estudo foi prejudicado pela falta de transparência e compartilhamento de dados do lado chinês.
Fonte: NHK