Visitantes e aqueles que retornam para o Japão poderão passar por procedimentos de alfândega, imigração e quarentena mais simples ao usar um app, a partir da próxima semana, disse a Agência Digital do país na terça-feira (14).
Viajantes não precisarão apresentar documentos em papel de CIQ (customs, immigration and quarantine) se eles se registrarem para o serviço “Visit Japan Web”, com previsão de lançamento na segunda-feira (20) via smartphone e outros dispositivos com antecedência.
A digitalização dos procedimentos deve ajudar a reduzir o risco de infecção e peso sobre funcionários em instalações CIQ de aeroportos, os quais vêm enfrentando escassez de pessoal.
Viajantes que registrarem questionários de quarentena e declarações de alfândega, dentre outras, contendo seus nomes, endereços, condições de saúde e outras informações via app serão solicitados a mostrarem apenas seus smartphones ou outros dispositivos na chegada.
Funcionários obtêm as informações dos viajantes ao escanear um código QR em seus smartphones ou outros dispositivos. O novo serviço deve reduzir o tempo dos procedimentos de entrada.
Inicialmente, o app estará disponível em inglês e japonês e o governo vai considerar o acréscimo de outros idiomas.
O Japão, assim como outros países, endureceu seus controles de fronteira em meio à propagação da variante ômicron do coronavírus, a qual autoridades acreditam ser mais transmissível do que cepas anteriores e capaz de escapar da imunidade fornecida por vacinas.
Fonte: Mainichi