Ganês processa prefeitura por ter negado ‘seikatsu hogo’

Sem meio de subsistência, o estrangeiro entrou com o pedido mas lhe foi negado, o que achou injusto. Por isso, processa a prefeitura.

Imagem ilustrativa do símbolo da justiça (PM/Pixabay)

Um estrangeiro, natural de Gana,  31 anos, cujo nome não foi divulgado, residente na cidade de Chiba (província homônima), entrou com uma ação no tribunal, alegando injustiça por não ter sido aceito como beneficiário do programa de assistência ao sustento chamado seikatsu hogo.  

Publicidade

Segundo a denúncia, o ganês ficou impossibilitado de trabalhar por motivo de doença renal em 2018, três anos depois de vir ao Japão, com o objetivo de estudar no exterior e trabalhar.

Durante esse período, seu status de residência expirou, mas depois disso, recebeu a renovação, com a condição de não poder trabalhar para receber tratamento médico.

No entanto, não podia ter uma renda do jeito que estava, então, quando solicitou o seikatsu hogo na prefeitura cidade de Chiba, foi rejeitado por ser estrangeiro.

O advogado Satoshi Oikawa, que defende o demandante, disse: “O governo não permitiu que se empregasse e ainda por cima lhe foi negado o seikatsu hogo. Assim, não tem como subsistir”.

Por outro lado, a prefeitura de Chiba declarou que “como não recebemos a reclamação nos abstemos de fazer comentários”.  

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Agência Digital lançará app para simplificar entrada no Japão

Publicado em 16 de dezembro de 2021, em Sociedade

Inicialmente, o app estará disponível em inglês e japonês e o governo vai considerar o acréscimo de outros idiomas.

Inicialmente, o app estará disponível em inglês e japonês (ilustrativa/banco de imagens)

Visitantes e aqueles que retornam para o Japão poderão passar por procedimentos de alfândega, imigração e quarentena mais simples ao usar um app, a partir da próxima semana, disse a Agência Digital do país na terça-feira (14).

Publicidade

Viajantes não precisarão apresentar documentos em papel de CIQ (customs, immigration and quarantine) se eles se registrarem para o serviço “Visit Japan Web”, com previsão de lançamento na segunda-feira (20) via smartphone e outros dispositivos com antecedência.

A digitalização dos procedimentos deve ajudar a reduzir o risco de infecção e peso sobre funcionários em instalações CIQ de aeroportos, os quais vêm enfrentando escassez de pessoal.

Viajantes que registrarem questionários de quarentena e declarações de alfândega, dentre outras, contendo seus nomes, endereços, condições de saúde e outras informações via app serão solicitados a mostrarem apenas seus smartphones ou outros dispositivos na chegada.

Funcionários obtêm as informações dos viajantes ao escanear um código QR em seus smartphones ou outros dispositivos. O novo serviço deve reduzir o tempo dos procedimentos de entrada.

Inicialmente, o app estará disponível em inglês e japonês e o governo vai considerar o acréscimo de outros idiomas.

O Japão, assim como outros países, endureceu seus controles de fronteira em meio à propagação da variante ômicron do coronavírus, a qual autoridades acreditam ser mais transmissível do que cepas anteriores e capaz de escapar da imunidade fornecida por vacinas.

Foto tirada na Agência Digital em 14 de dezembro de 2021 do app para simplificar a entrada no Japão (Mainichi)

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!