Aumento de países com confirmação da ômicron: 52 incluindo Japão

Essa cepa do coronavírus, considerada com potencial de disseminação em larga escala, já foi confirmada em mais países do Planeta. Leia relato de quem se infectou.

Imagem ilustrativa do coronavírus (Pixabay)

A nova cepa do coronavírus chamada de ômicron, encontrada na África do Sul em novembro, se espalhou rapidamente por outros países do mundo, incluindo o Japão e o Brasil.

Publicidade

Há relatos no exterior, de que as pessoas infectadas por essa variante são em parte assintomáticas e outras desenvolvem sintomas considerados leves.

O professor associado Masahiro Ono, que estuda a Covid-19 em uma universidade de prestígio em Londres, aponta que a razão pela qual muitos jovens estão infectados e poucos ficaram gravemente doentes.

Originalmente, a África do Sul é um país com uma idade média mais nova e começou a se espalhar rapidamente para os jovens, então, neste ponto, ainda é difícil avaliar os sintomas e agravos.

Como os idosos não têm idade avançada naquele país, ainda fica difícil fazer a avaliação em relação a essa faixa etária, explica.

Relatos de um médico

Um médico, de 69 anos, devidamente inoculado com 3 doses da vacina, do Sheba Medical Center, de Israel, deu seu depoimento para a FNN. “Fui o terceiro caso aqui em Israel e estou me sentindo muito bem”, disse.

Relata que foi a uma conferência em Londres, no mês passado. Dentro do carro ficou uma hora sem máscara, em companhia de um colega, o qual, mais tarde, soube que testou positivo.

Depois que voltou ao seu país, teve resultado positivo para a covid e, após a análise soube que era da variante ômicron.

Tive só dor de garganta. Se meu colega não tivesse testado positivo, não saberia que estava infectado”, disse. Explicou que nem passou por consulta pois se curou sem fazer nada.

Em contrapartida, o seu colega, de 45 anos, teve sintomas mais fortes, com febre de 38,5ºC, forte dor de garganta e dores musculares que o mantiveram na cama. Não necessitou de oxigênio e sarou 6 dias depois.

Esse médico recomenda continuar usando máscara e também a vacinação, além dos demais cuidados como evitar locais cheios ou aglomerações e as práticas de higienização.

Países com confirmação da ômicron

193 países do mundo (Wikimedia)

Segundo o levantamento da NHK, fechado às 15h de quarta-feira (8), a variante com alta infectividade foi confirmada em 52 países.

  • Ásia: Japão, Hong Kong, Coreia do Sul, Índia, Cingapura, Malásia, Sri Lanka, Tailândia, Nepal e Ilhas Maldivas
  • Oceania: Austrália e Fiji 
  • América do Norte: EUA e Canadá
  • América Latina: Brasil, México, Chile e Argentina
  • Europa: Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Dinamarca, República Tcheca, Áustria, Suécia, Finlândia, Noruega, Espanha, Portugal, Suíça, Irlanda, Grécia, Islândia, Romênia, Rússia, Croácia e Estônia
  • Oriente Médio: Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos
  • África: África do Sul, Botsuana, Nigéria, Gana, Zimbábue, Tunísia, Zâmbia, Uganda e Senegal
Fontes: NHK e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidente na Shin-Tomei mata integrante de uma banda e fere 4

Publicado em 8 de dezembro de 2021, em Acidentes

No primeiro veículo atingido estavam 4 integrantes de uma banda, sendo que um não resistiu.

Do lado direito a pista da Shin Tomei parada, onde ocorreu o acidente (CTV)

De acordo com a polícia, por volta das 22h de terça-feira (7), um caminhão de médio porte colidiu com uma wagon, parada na ponta do final do congestionamento, próximo ao trevo Okazaki-Higashi (Aichi), na via expressa Shin-Tomei, resultando em um acidente envolvendo um total de quatro veículos.

Publicidade

A wagon atingida chocou contra um caminhão à sua frente, o qual, por sua vez, bateu contra um veículo de reparos. O motorista do caminhão que causou o engavetamento e mais 4 homens que estavam na wagon foram socorridos.

Mas, um deles, da wagon, integrante de uma banda musical, na faixa dos 30 anos, morreu. Os demais 4 tiveram lesões consideradas leves.

Os quatro integrantes da banda estavam indo para Tóquio, para uma apresentação ao vivo. 

A polícia se apressa para confirmar a identidade da vítima fatal.

Peritos investigam detalhadamente a causa do acidente.

O trecho entre Okazaki-Higashi a Shinshiro, da pista em sentido a Tóquio, foi interrompido para tráfego durante cerca de 6 horas, piorando o congestionamento. 

Caminhão que provocou o acidente (Tokai TV)

Fontes: CBC TV, Tokai TV e CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!