Imagem ilustrativa (PM)
De acordo com reportagem da NHK, um painel do Ministério da Saúde do Japão se encontrará em 24 de dezembro para discutir se aprovará o uso de um medicamento oral para tratar Covid-19 desenvolvido pela farmacêutica dos EUA Merck.
Publicidade
O painel deve aprovar o uso do molnupiravir na sessão. É provável que o ministério autorize seu uso como o primeiro medicamento oral do Japão para coronavírus dentro de vários dias da aprovação do painel.
A Merck solicitou aprovação no Japão em 3 de dezembro, dias após ela ter anunciado os resultados de um ensaio clínico do medicamento.
O ensaio envolveu pacientes adultos não hospitalizados com sintomas leves a moderados da Covid-19 que estavam sob alto risco de progredir para condição de doença severa, e ou internação.
A companhia disse que o ensaio mostra que o medicamento reduziu o risco de hospitalização ou morte em 30% se administrado dentro de 5 dias do início dos sintomas.
O uso do medicamento não é recomendado para gestantes.
Acredita-se que o molnupiravir ajudará a reduzir a carga sobre pacientes e instituições médicas, visto que o medicamento oral pode ser tomado em casa e é mais fácil de ser manuseado nos hospitais.
O ministério já entrou em acordo com a Merck sobre envios de doses do molnupiravir para 1,6 milhão de pacientes, com tratamentos para 200 mil previstos para chegarem até o fim deste mês.
Após a autorização, o ministério planeja distribuir prontamente as doses a farmácias e outras entidades designadas por governos provinciais para que pacientes possam começar a tomar o medicamento oral neste mês.
Fonte: NHK