A farmacêutica japonesa Shionogi & Co. está considerando desenvolver uma vacina contra a variante ômicron da Covid-19, disse um de seus responsáveis na terça-feira (30).
O responsável da empresa sediada em Osaka disse que a Shionogi já iniciou as preparações para fabricação de ingredientes ativos que serão usados como base para desenvolver a vacina contra a cepa ômicron, a qual pode ser altamente transmissível ou representar um risco aumentado de reinfecção para pessoas que já contraíram coronavírus anteriormente.
Preocupações crescem em relação à omicron que tem um grande número de mutações. A variante foi detectada pela primeira vez na África do Sul na semana passada e desde então confirmada em vários países, incluindo o Japão.
Atualmente a Shionogi está conduzindo um ensaio clínico final da sua vacina contra Covid-19, visando colocá-la em uso prático até março do ano que vem.
Esse seria o primeiro imunizante produzido nacionalmente contra a doença respiratória causada pelo coronavírus.
A empresa também está desenvolvendo um medicamento oral para pacientes com sintomas leves a moderados da Covid-19 o qual evitaria que eles piorassem. A empresa vai acelerar esforços para confirmar se o medicamento antiviral também será eficaz contra a variante ômicron, disse o responsável.
Fonte: News and Culture