Produtoras de leite do Japão estão com um sério problema de Ano Novo: a demanda está caindo, o que significa que grandes quantidades do produto poderão ser descartadas.
Mas, ao invés disso, um grande número de produtoras está doando seus excedentes a cozinhas que preparam comidas para crianças e operações similares.
A Federação Nacional de Associações Cooperativas Agrícolas, ou Zen-Noh, se juntou com as produtoras e comerciantes de leite da região Kanto para fornecer 230 mil caixinhas (cerca de 430 mil toneladas métricas) de leite longa vida e outros itens a “refeitórios de crianças” que servem comida de graça ou a baixo custo a jovens em 9 províncias, e a mais 150 food banks (bancos de alimentos), com início em 7 de janeiro de 2022.
Antes, doações já foram feitas duas vezes, visto que a pandemia de coronavírus diminuiu a demanda por leite, mas essas serão as maiores.
A Yotsuba Milk Products de Sapporo também doará 20 toneladas de produtos lácteos a 11 food banks em Hokkaido e em Tóquio durante o feriado de Ano Novo.
Por trás desses atos de generosidade está um excesso de oferta de leite cru no Japão.
A pandemia continua a secar a demanda de leite por empresas, enquanto estabelecimentos de ensino não têm necessidade do produto para refeições escolares durante o feriado de inverno, o que significa que a demanda cai durante o período de Ano Novo.
Fonte: Mainichi