O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse na quinta-feira (23) que o governo oferecerá testes de Covid-19 gratuitos a todos em áreas onde teme-se que a variante ômicron do coronavírus esteja se espalhando, incluindo as províncias de Osaka, Quioto e Okinawa.
Kishida fez o anúncio durante uma palestra organizada pelo Instituto de Pesquisa do Japão afiliado ao Jiji Press, após os primeiros casos do país contraídos na comunidade da variante ômicron terem sido confirmados em Osaka na quarta-feira (22).
Mais casos comunitários da ômicron foram reportados em Osaka e Quioto na quinta-feira, enquanto um grande foco de infecções por coronavírus emergiu no Camp Hansen do pessoal militar dos EUA em Okinawa.
Para as pessoas que não podem ser vacinadas contra coronavírus devido a razões de saúde e crianças com idade abaixo de 12 anos, que atualmente não estão cobertas pela campanha de vacinação, o governo planeja dar início aos testes para detectar Covid-19 sem necessidade de fazer reservas em todas as províncias ainda este ano.
Fonte: Nippon