Na sexta-feira (17) a prefeitura de Ishioka (Ibaraki) informou que recebeu uma doação de 2 milhões de ienes, em espécie.
De acordo com a Divisão de Previdência Social, uma mulher na casa dos 70 a 80 anos visitou a prefeitura por volta das 14h do dia anterior e disse ao funcionário no balcão que queria fazer uma doação.
O funcionário viu que ela tinha dificuldades para andar e tinha o corpo encurvado, por isso, a atendeu no saguão. Ela retirou um envelope pardo de uma sacola plástica preta e o entregou dizendo que “já fui ajudada pela cidade no passado. Por isso, gostaria que fosse usado para as pessoas com dificuldade para viver”.
O funcionário aceitou o envelope que continha 2 maços de um milhão de ienes cada, com uma tira do Yucho Bank (Correios), com data de 6 anos atrás. Por várias vezes perguntou seu nome mas a idosa insistiu dizendo “anômima, por favor”. Segundo a doadora, “não gasto mais dinheiro e não adianta deixar para os meus filhos”.
O prefeito Yoji Tanishima anunciou na sexta-feira: “Estou muito grato pela doação. Vamos revertê-la aos cidadãos como um recurso financeiro valioso para um projeto relacionado ao bem-estar”.
Fonte: Asahi Shimbun