A Suzuki Motor planeja tornar todos os seus veículos leves (kei jidosha) conectados até 2025, soube o site Nikkei, acrescentando novos serviços como monitoramento remoto em uma categoria em que ela compete pelo primeiro lugar.
Os semelhantes da Tesla e da Toyota lideraram o caminho em conectar veículos de tamanho normal para entretenimento e serviços através de redes wireless.
Agora, essa tendência está se espalhando para veículos leves, os quais formam cerca de 40% do mercado de automóveis do Japão. A Daihatsu Motor, de propriedade da Toyota, a principal rival da Suzuki no segmento, está considerando uma ação similar.
O lançamento de veículos leves conectados da Suzuki começa com a atualização da miniwagon Spacia neste mês. Isso continuará até 2025, iniciando com modelos principais.
Os carros conectados da Suzuki se interligarão a operadoras em casos de acidentes ou problemas com o veículo. O sistema guiará automaticamente o automóvel à concessionária mais próxima ou local para reparos.
Uma concessionária pode verificar remotamente o mau funcionamento dos carros.
O esforço da Suzuki em tecnologia digital para seus carros marca uma partida para uma montadora conhecida por ter foco em baixos custos de produção.
Fonte: Asia Nikkei