Às 22h44 de quarta-feira (8) ocorreu um terremoto de intensidade 4 nas Ilhas Tokara (Kagoshima). O epicentro foi no mar, bem perto das ilhas, a 20km de profundidade. Não houve alerta de tsunami.
Tarde da noite um representante da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão explicou, em coletiva de imprensa, as atividades sísmicas e os pontos de cautela em relação aos terremotos ocorridos no começo deste mês .
Nas Ilhas Tokara, onde a intensidade sísmica máxima foi de 5, desde 4 deste mês, já ocorreram 218 abalos até terça-feira (7).
“Embora a atividade sísmica tenha se acalmado, no passado, os sismos continuaram mesmo após o final de um período particularmente ativo, e há o risco de terremotos ocasionais de grande escala”, alertou Kazuki Miyaoka, da AMJ.
Terremotos em Izu Oshima, Yamanashi e Wakayama
Em relação ao terremoto perto de Izu Oshima, onde atividade sísmica foi observada desde 4 deste mês, tremores com intensidade sísmica de 1 ou superior foram observados 24 vezes na terça-feira (7), sendo que o número diminuiu desde então.
Na costa oeste de Izu Oshima, continua a atividade vulcânica, o que ativa os abalos sísmicos, mas, não há alteração nos dados de observação relacionados a vulcões, como movimentos da crosta terrestre.
Além disso, em relação aos terremotos nas províncias de Yamanashi e Wakayama, de intensidade 5 fraca, em 3 deste mês, não ocorreu nenhuma réplica considerável perto da área do epicentro depois disso.
Mas, ainda podem ocorrer terremotos da mesma escala por cerca de uma semana após a ocorrência. “Continuamos chamando a atenção para a possibilidade de isso acontecer”, disse Miyaoka.
Fontes: Tenki e NHK