Dados preliminares de novembro de 2021 da Associação das Companhias Aéreas da Ásia Pacífico (AAPA) mostram melhoria notável na demanda de passageiros internacionais, visto que alguns governos na região começam a relaxar as rigorosas restrições de fronteira impostas desde o início da pandemia de covid-19.
Os volumes gerais continuam significantemente desfavorecidos, visto que os cerca de 1,6 milhão de passageiros internacionais transportados pelas aéreas da região em novembro foram de apenas 5,2% do mês pré-pandemia correspondente em 2019.
Mensurada em RPK (Passageiros-Quilômetros Pagos Transportados) a demanda de passageiros internacionais teve média de 7,1% dos níveis de 2019, indicando força relativa de mercados de voos de longo curso.
Com os casos de covid-19 se estabilizando em meio a crescentes taxas de vacinação na região, melhorias nas condições de produção e fortes pedidos de exportação de fim de ano resultaram em um outro mês de crescimento robusto nos mercados de carga aérea.
Para as aéreas da região, a demanda internacional de carga, em termos FTK (Tonelada – Quilômetro), cresceu em 16,5% ano a ano em novembro, ficando acima dos volumes registrados nos meses pré-pandemia de 2019.
Fonte: Travel News Asia