Um plano está em curso no Japão para lançar o primeiro satélite “de madeira” do mundo em 2023, enquanto sua equipe de criação visa explorar o ambiente e baixo custo do material no desenvolvimento espacial.
Um satélite cujo exterior é de madeira queimará logo na reentrada da atmosfera terrestre após o fim de sua operação, colocando menos carga sobre o ambiente, de acordo com a equipe formada pela Universidade de Quioto e a Sumitomo Forestry.
Além disso, será mais barato do que produzi-lo com alumínio, o material convencional para um satélite. Visto que ondas eletromagnéticas podem penetrar a madeira, o satélite pode ter uma antena em seu interior.
O planejado satélite será um cubo com lados de 10cm. Seu exterior será coberto em madeira e células solares, e ele terá um substrato eletrônico em seu interior.
A universidade estatal e a empresa de fabricação de produtos de madeira devem testar a durabilidade da madeira no espaço, possivelmente a partir de fevereiro, usando um aparato extraveicular experimental na Estação Espacial Internacional.
Fonte: News and Culture