Novas restrições na União Europeia – UE relacionadas ao uso de tintas coloridas em tatuagens entram em vigor nesta terça-feira (4), visto que o bloco busca proteger seus cidadãos de substâncias químicas potencialmente prejudiciais.
Cerca de quatro mil substâncias usadas na produção de tintas coloridas e maquiagem permanente serão limitadas a partir de 4 de janeiro em uma ação que deixa artistas em todo o continente apreensivos.
Enquanto estados membros aprovaram as regras há 1 ano, um período de transição de 12 meses foi garantido para dar tempo à indústria a fim de alterar as fórmulas de suas tintas.
Para dois tons em particular, o Pigment Blue 15:3 e o Pigment Green 7, um período de tolerância de 24 meses foi permitido porque esses são difíceis de substituir.
Produtos que contêm as substâncias químicas recém-controladas em concentrações maiores do que as prescritas serão banidas das vendas pela nova lei radical “Reach” (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos).
Essas substâncias incluem “certos corantes azo, aminas aromáticas cancerígenas, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, metais e metanol”, de acordo com documentos da UE.
A UE diz que suas novas regras são designadas a proteger as pessoas de irritação na pele ou problemas piores, incluindo câncer.
Entretanto, forte evidência de potencial risco de câncer em decorrência de tatuagens é difícil de encontrar e tatuadores na Europa se queixaram de que as novas regras prejudicarão os negócios.
Fonte: The Independent