Ilustrativa (banco de imagens)
A farmacêutica japonesa Kowa disse na segunda-feira (31) que o medicamento antiparasitário ivermectina mostrou um “efeito antiviral” contra a ômicron e outras variantes do coronavírus em uma pesquisa não clínica conjunta.
Publicidade
A companhia, que vem trabalhando com a Universidade de Kitasato de Tóquio em testar o medicamento como potencial tratamento para covid-19, não forneceu mais detalhes.
Ensaios clínicos estão em curso, mas a promoção da ivermectina como tratamento contra covid-19 gerou controvérsia.
O medicamento não é aprovado para tratamento da covid-19 no Japão e a Administração de Medicamentos e Alimentos dos EUA – FDA, a Organização Mundial da Saúde – OMS, a reguladora nos EUA e a Merck, que produz o medicamento, alertou contra seu uso pela falta de evidência científica que ele tem um efeito terapêutico.
Em recomendações em seu site com data de setembro de 2021, a FDA citou crescente interesse no medicamento para prevenir ou tratar a covid-19 em humanos, mas disse que havia recebido vários relatos de pacientes que precisaram de atenção médica, incluindo hospitalização, após se automedicarem com ele.
O uso da ivermectina para tratar covid-19 está atualmente sendo investigado em um ensaio clínico no Reino Unido conduzido pela Universidade de Oxford.
Fonte: Nippon